Documento sem título
Murici/AL - -
MuriciWeb
Pagina Principal
Agenda
Escolas
Fotos da Cidade
História
Igrejas
Murici FC
Núcleo Industrial
Turismo
Telefones Úteis
Bate-Papo
Culinaria
Dicas de Filmes
Enquetes
Galeria de Fotos
Guia Comercial
Mural de Recados
TV MuriciWeb
Ultimas Notícias
Artigos
Brasil
Cultura
Educação
Esportes
Mundo
Murici-AL
Murici FC
Polícia
Saúde
Tecnologia
Ética e Direito
Direito de Ser
Toque d Primeira
Refletir
Espaço Insight
Em Breve
Em Breve
Em Breve
Anuncie aqui
Comunicar erro
Fale conosco
Seja parceiro
Quem somos
Termos de uso
Nome:
E-mail:
Documento sem título

 

 

História:

 

Fizermos uma imensa pesquisa sobre o surgimento desta terra, e encontramos três historias sobre o surgimento da cidade Murici.

A Primeira hipótese: é aquela que encontramos na Enciclopedia dos Municipios Brasileiros: " No inicio do século XIX já existia o povoado de Murici (...) é considerado fundador de Murici o monge frei Domingos". "A sombra de um muricizeiro bravo que segundo a lenda, fora plantando por um monge, em 1810, paravam os viajantes, almocreves e ciganos, para descançar e mostrar seus produtos. Recuperadas as forças, partiam em busca de outras povoações, Veio dai o nome que se estendeu ao local, vila e depois cidade".

A Segunda hipótese: veio do manuscrito Topographia de 1988 nos apresenta outras duas hipóteses sobre a origem do nome Murici. Informa-nos como era o lugar onde depois surgia a cidade. "Havia nesse lugar muitas árvores chamadas "muricy" - onde se reuniam grande quantidade de (...) animais que iam comer daqueles frutos e de outros. Os caçadores ali iam esperá-los e para indicar o lugar afluente dos animais, comerçaram a rezar do nome da árvore muricy". Come sempre demoravam-se dias em tais caçadas, fizeram ranchos para neles se abrigarem do tempo junto ao delicioso rio Mundaú, que naquele tempo era muito estreito, tanto que as árvores encostavam os seus ramos de uma margem a outra. "A cobiça da fertilidade do terreno foi chamando a atenção de muitos que foram fazer seus roçados e casas, e assim foi progredindo, de tal sorte que passoua povoação, depois a freguesia e ultimamente á vila". O Povoado que se formou comerçou a servir como ponto de trânsito para a vila da imperatriz. Segundo este conto, Murici ganhou o seu nome da presença abundante de muricizeiros. O lugar foi escolhido originamente pela prasença de caça e terra fértil.

A Terçeira hipótese: tambem foi encontrada na Topographia de 1988, Encontramos uma explicação de como se originou o nome de nossa cidade: " A origem do titulo desta vila - Murici - não está bem assentada se tirado das árvores deste nome que se dizia existirem no solo". Segundo esse autor Murici, Recebeu o seu nome "do riacho do Muricy, que tendo sua nascente no rio Timbó, e a sua foz no rio Mundaú, um quilomentro mais ou menos da vila, e o que mais próximo está dela e consequentemente pode-se muito bem supor ter vindo dele o nome do lugar". A senhora Joaquina Barbosa de Melo, em 1988, tinha mais de 80 anos. Era bisneta do dono de um sitio em Murici, mas "nunca ouviu os seus avós tratarem de Murici nas magens do Mundaú". Na minha opinião, antes do frei Domingos já havia uma comunidade. como se vê, não satifaz plenamente a opinião dos diversos historiadores e cronistas sobre a origem do nome da cidade. A origem certamente é de cunho popular, O que é certo é que o topônimo é ligado ao muricizeiro. O julgamento final fica a criterio do leitor. Qualquer que seja a origem do nome Murici, pela lei do menor esforço, Murici foi seu primeiro nome. E ficou assim! Nas primeiras décadas do seculo XIX, certamente que aqui moravam familias num contexto social constituído de uma de uma burguesia nativa e colonial, composta de latifundiários e alguns comerciantes.

Fonte: Dois Séculos de História (Jimmy Xerri)

Documento sem título